sabe aquelas pessoas super especialistas e estudiosas da mobilidade urbana, arquitetos, urbanistas, gênios que vão pensar como a cidade deve crescer, ser e se desenvolver nos próximos anos? gente que estuda sociologia, antropologia, economia e outras mias e gias? então. as eleições para prefeitura de são paulo estão chegando (já foram, mas o texto ainda vale para reflexão) e a galera começa a se agitar. estudiosos dão seus pitacos sobre os defeitos de são paulo que devem ser corrigidos. a mobilidade urbana é uma delas.
mas há uma tese que me intriga.
a de que muitos estrangeiros virão para a cidade e ficarão aqui (uma nova onda de imigração). e esses imigrantes, mais "educados", mais sei-lá-o-quê, ajudariam com seu nível crítico apurado a desenvolver a cidade, protestando contra coisas erradas e cobrando as autoridades por melhorias. e como eles são estrangeiros e nós somos colonizados, as "otoridades púdicas" vão atendê-los. e só por causa dos estrangeiros nós conseguiremos evoluir em são paulo. porque - segundo a tese de um estudioso que li num jornal influente na região - os nordestinos não estão mais vindo para são paulo há uns dez anos (não entendi a relação!!!).
então os nordestinos, sem educação, sem cultura, sem instrução e consciência política apurada, são os responsáveis por são paulo não evoluir? porque eles não cobram ou não sabem cobrar quem deveria fazer o que deveria ser feito (o mesmo tipo de governo está no estado há uns vinte anos). mas aí entra minha dúvida: como esse raciocínio pode ser verdadeiro? o paulistano de sangue puro (tem algum?) é uma besta? não sabe pensar, cobrar, criticar? não é educado? se são paulo tem alguns milhões de nordestinos, os outros milhões são de quê? minhocas? são paulo é dividida por nordestinos, paulistanos puros e estrangeiros educados? e só os últimos ajudam a cidade a evoluir? hahahahahaha
tem o suassuna, da paraíba, o manuel bandeira, um dos maiores poetas do brasil, pernambucano. são eles que os paulistas estudam nos vestibulares, ou não? drummond, mineiro, guimarães, mineiro, machado de assis, carioca... veríssimo pai, gaúcho. clarice lispector, nascida na ucrânia, criada em maceió e principalmente recife... chega, né... vocês já entenderam.
mas os "estudiosos" ainda precisam viver o brasil e não o brazil, pra entender mesmo. não dá pra conhecer o brasil lendo jornal de um estado.
o motivo deste blog caleidoscópio: esculpido em carrara é uma homenagem àqueles que dizem uma coisa mas as pessoas entendem outra. não acredite em tudo o que lê e ouve. nem eu acredito em mim. pra ficar claro: caleidoscópio é o nome do blog porque eu quero dizer que meu blog tratará de diversos assuntos... não tem regras. só bom senso. acredito que perguntar ofende, mas acima de tudo, faz pensar. e é isso o que quero: pensar. (eu não uso maiúsculas no blog)
Credito aos imbecis esse tipo de discriminação e de complexo de inferioridade. O Brasil - especialmente São Paulo - precisa "importar" estrangeiros para que a cidade possa evoluir. Há pessoas que desconhecem a grandeza e a sabedoria do - SILÊNCIO!
ResponderExcluir