sabe como se cala um povo? sabe como você cala o coro dos descontentes? há várias maneiras, mas sabe como o kadhafi-gadafhi-kaddafi fazia? (clique no link em destaque para matéria do el país)
o que houve com 1270 presos do regime kadafão transforma o massacre do carandiru em discussão de bar. e eles morreram em pouco mais de quatro horas. como? metralhados. por quê? reclamavam de melhores condições. o curioso é que a ditadura do kadhafi-gadhafi-kaddafi não contou que os caras tinham sido assassinados. e as famílias dos presos continuaram entregando comida para eles... os carcereiros-policiais-paus-mandados do kadafão diziam que entregariam a comida! mas os presos já estavam mortos!!! em outras palavras: além de tudo, o "pobre" kadafão roubava comida do povo.
casos como esse vêm à tona agora, graças aos meios de comunicação globalizados (internet) e ao próprio povo líbio que decidiu se revoltar e chutar o traseiro do ex-líder-ditador-supremo kadhafi-gadaffi-kaddafi. a voz era silenciosa. agora entre tiros de metralhadora ouvem-se gritos de liberdade e agonia. desespero por comprovar o que se imaginava: 1270 homens mortos em 1996 covardemente. se eram bandidos, terroristas... não sei. eram presos. Salim Albaryani - preso em abu salim, condenado a morte, mas libertado pelos rebeldes em agosto - disse que os 1270 mortos eram em sua maioria jovens e estudantes. e aproveitou para pedir que os rebeldes tivessem piedade dos presos pró-kadafão, que os tratessem como presos. e presos devem ser tratados como alguém que está privado da liberdade. se eles cometeram um crime, que sejam julgados e recebam a punição adequada, não punição que a emoção e a pressão popular ditam.
estou divagando sobre pena de morte...
o fato é que ninguém deve ter poder absoluto sobre coisa nenhuma.
porque os humanos não são plenamente confiáveis.
e que o povo líbio percorra com sabedoria o difícil caminho da retomada da democracia. porque democracia também não é sinônimo de prosperidade...
o motivo deste blog caleidoscópio: esculpido em carrara é uma homenagem àqueles que dizem uma coisa mas as pessoas entendem outra. não acredite em tudo o que lê e ouve. nem eu acredito em mim. pra ficar claro: caleidoscópio é o nome do blog porque eu quero dizer que meu blog tratará de diversos assuntos... não tem regras. só bom senso. acredito que perguntar ofende, mas acima de tudo, faz pensar. e é isso o que quero: pensar. (eu não uso maiúsculas no blog)
Queria, primeiramente, comentar sobre o nome do seu blog e o por que dele. Achei a ideia genial, Fábio! Além da diversidade, fazer as pessoas pensarem é um ótima iniciativa para, então, elas questionarem se acreditam ou não. Ótima ideia! =)
ResponderExcluirQuanto ao "kadhafi-gadafhi-kaddafi" (adorei escrever o nome super questionável dele assim... rs) e a todos os governantes do planeta Terra - sejam eles ditadores, reis, democratas, monarcas, republicanos etc -, quando eles realmente perceberem que o bem da humanidade não é nada disso que eles proporcionam - porque, independente do projeto que for, o dinheiro e o poder sempre vêm como objetivo principal - à ela.
Na verdade, eu não aguento mais ler jornais - televisão, então, nem se fala, faz teeeeempo que eu não ligo; a não ser para jogar um pouquinho. Nunca mostra-se nada de bom. Nunca acontece nada feliz. Só mostra o caos que o desastre humano está se, evidentemente, se tornando. =S
Cansei!
O dia que essas figuras que podem incentivar e realmente tomar uma iniciativa diferente e BOA, aí acho que o mundo pode começar a entrar numa órbita harmoniosa.
Cadê o tal falado "direitos humanos"?
Marília Cremaschi.
mah, fiquei felicíssimo com seu comentário sobre o blog. e mais ainda por fazer você pensar... é isso!muitas vezes eu melhoro minhas ideias por causa de alguém de quem discordo - sem mudar o que penso...
ResponderExcluirpense, refaça, recrie, depois veja se você concorda ou não. concordar é o menos importante. mas discutir, sentir, pensar, mudar, melhorar, isso é importante. beijos